sábado, 13 de junho de 2009

COMPETÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA NA ERA DIGITAL

O autor Paulo Gileno Cysneiros, trata em seu texto as consequências da educação, desde a fase básica, fundamental, passado pelo ensino médio até chegar ao nívem superior, analisando as deficiências que os alunos apresentam, e não conseguem se livrar dos vícios adquiridos no período escolar, com relação especialmente na leitura e escrita.
Mostrando incapacidade de contextualizar, analizar, interpretar ou mesmo produzir um pequeno texto.
Além de Cysneiros, nos deparamos com outros autores que haviam sinalizado essa problemática, entre tantos outros o próprio Paulo Freire já escrevia a importânia da leitura e escrita.
O autor é bastante metódico ao ensinar a manusear, apreciar, e descobrir a grandiosidade que os livros podem nos oferecer.
É preciso se criar o hábito de ler, é preciso amar , gostar de ler, e nós enquanto educadores no nível superior, temos o compromisso de fazer com que o educando saia da menor idade do conhecimento para a mairidade segundo o filosofo Kant.
É preciso acabar com essa ruptura e defasagem ocorridas em relação a leitura nos anos iniciais, é preciso ler, pois é preciso viajar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário