segunda-feira, 14 de março de 2011

MATEUS NACHTERGAELE

Ator e diretor brasileiro, nascido em São Paulo, 3 de janeiro de 1969, teve seu trabalho reconhecido incialmente no teatro, por sua atuação no premiado espetáculo Livro de Jó. Seu sucesso o levou à televisão (Tv Globo), onde estreou na minissérie Hilda Furacão (como Cintura Fina).
O sucesso na minissérie o levou a atuação como protagonista na também minissérie que se tornou telefilme Auto da Compadecida, baseado na obra de Ariano Suassuna, no papel de João Grilo. Atuação essa que lhe rendeu o Grande Prêmio do Cinema Nacional como Melhor Ator. Desde então, tem feito inúmeras participações no cinema nacional e, no ano de 2008, estreou como diretor. Sem nunca deixar de lado o teatro e a televisão.
Mateus é originariamente um ator de teatro. Ganhou notoriedade por seu trabalho no início da década de 90 com a Companhia Teatro da Vertigem, sob a direção de Antonio Araújo.
Por que sempre muda radicalmente para seus personagens?

NACHTERGAELE - É uma ginástica da alma. Um ator vive muitas vidas em uma. O bonito é que é sempre você. Sou aquele nordestino faminto que foi o João Grilo. Sou aquele travesti dos anos 40 que é o Cintura Fina. Sou aquele comunista frustrado que foi o Tito em "Queridos Amigos". Sou aquele peão abobado de "América". Esse exercício permite que você veja que o assassino e o santo vivem em você. Esse é meu ofício, meu destino e minha sina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário