sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DICA DE FILME

CENTRAL DO BRASIL


Recomendo aos meus leitores e a todas as pessoas geniais que vejam e revejam este sensacional filme, pois ele transmite uma mensagem de amizade e companheirismo sem igual.
Já assisti dezenas de vezes e cada vem que revejo, confesso que choro.
Nas minhas andanças pelo sertão brasileiro, me deparo com a paisagem em que foram gravadas algumas cenas, fica em Cruzeiro do Nordeste, pertinho de Arcoverde.
Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante, um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os parentes e o passado.
Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai.
À medida que vão entrando país adentro estes dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário