terça-feira, 19 de abril de 2011

INDIOS

O Dia do Índio é celebrado nesta terça-feira (19). Para antropólogos, o maior desafio das comunidades indígenas atualmente é conciliar as próprias tradições e rituais com um ambiente cada vez mais moderno.
Para o antropólogo Luís Grupioni, do Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena (Iepé), é inevitável que índios tenham cada vez mais contato com segmentos da nossa sociedade e, através dele, modifiquem seus modos tradicionais de vida. “Eles não deixam de ser índios enquanto mantêm o sentimento de pertencer a um grupo e são reconhecidos como integrantes desse povo, mesmo morando em cidades”.
Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente.
Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas.
Em Pernambuco - População total: 23.256 - Atikum, Fulni-ô, Kambiwá, Kapinawá, Pankararú, Truká, Tuxá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário