sexta-feira, 8 de abril de 2011

PARABÉNS TIMBAÚBA, MINHA CIDADE QUERIDA



Na primeira metade do século XIX, à margem direita do rio Capibaribe-Mirim, também conhecido como rio das Capivaras, surgiu um núcleo populacional, composto de gente honesta e trabalhadora, denominado Mocós e onde havia uma feira.
Nas proximidades do povoado havia uma fazenda conhecida pelo nome "Árvore de Espuma", pertencente ao português, Antônio José Guimarães, que além das suas atividades agropastoris mantinha um estabelecimento comercial onde vendia tecidos e gênero diversos.
Com capacidade de liderança, o senhor Antônio José Guimarães que havia conquistado posição de destaque na localidade impôs a transferência da feira para o pátio de sua fazenda. Começou daí a formação de novo povoado. Com auxílio da população a esposa do fazendeiro fez construir uma capela em homenagem a Nossa Senhora das Dores.
Após vinte e quatro, cansada, a população de localidade, não suportando mais surgiu uma fase de maior desenvolvimento para a localidade.
Com um crescente desenvolvimento social e econômico, os timbaubenses procuraram sua emancipação política, que o obtieram com a promulgação da Lei nº 1363, de 8 de abril de 1879, que criou o município e comarca de Timbaúba, sendo a povoação elevada à categoria de vila.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Timbaúba, pela lei provincial nº 1103, de 28-05-1873, subordinado ao município de Itambé.
assinada pelo Presidente da Província, Adolpho de Barros Cavalcanti, que criou o município e comarca de Timbaúba, sendo a povoação elevada à categoria de vila.
O município de Timbaúba possui várias propriedades rurais de pequeno e médio porte que produzem cana-de-açúcar, inhame, macaxeira, batata doce, banana, mandioca, feijão, milho, além da criação de gado.

Na área industrial, as duas principais unidades são a Usina Cruangi, que produz açúcar e álcool, e a Moagem Maracanã, que produz alimentos. Timbaúba conta também com pequenas indústrias de calçados, alimentos e artesanatos, onde são empregadas milhares de pessoas. Também sobre sua influência, a Usina Central Olho d’água em Camutanga, a IMPLANOR, indústria de máquinas e implementos agrícolas situada em Aliança.

A cidade tem uma forte atividade comercial, destacando-se nas seguintes áreas:
• Eletrodomésticos e móveis
• Venda automotiva
• Comércio atacadista
• Artesanato de rede, o que deu à cidade o título de "Terra da Rede"
Timbaúba dispõe de uma excelente rede de ensino, tanto pública quanto privada. Conta ainda com uma instituição de ensino superior privada, que oferece cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia.

Na cidade estão instaladas três unidades hospitalares, sendo duas municipais e uma privada. Além de 18 postos de saúde, localizados nas comunidades, adiantando assim o atendimento primário a população. Foi criada a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que tem como objetivo ministrar palestras, fazer acompanhamentos nas comunidades através de fisioterapeutas, psicólogos, etc.

Timbaúba é a única cidade da Mata Norte incluída no Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil em Pernambuco. O acorddo, assinado pelo governador Eduardo Campos e o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, prevê a liberação de R$ 10 milhões por parte do Governo Federal para ações voltadas à prevenção de óbitos de crianças em 26 cidades de todas as regiões do estado.

Hino de Timbaúba

Salve ó terra dos morros, querida
Tu que brilhas, heril, soberana
De teus filhos mostrando a grandeza,
Aureolada de luz sobre-humana

Timbaúba altaneira
És formosa e varonil
Segue à frente, terra amada
Para a glória do Brasil

Tuas pontes, teu rio perene
Dos teus montes a doce verdura
Nos transfundem nas almas serenas,
Todo encanto e fulgor da natura

Sob o pálio de Deus, protetor
Deslumbrando, com luzes e glória
És, nas lides ideais da cultura,
Timbaúba, um cantar de vitória

Nobre gleba, onde o povo não teme
Qualquer luta se apresente,
De nobreza és escudo bem forte,
Consagrando ao amor, permanente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário